segunda-feira, 10 de junho de 2013

Furar paredes não é um procedimento tão simples assim

Se uma tubulação for atingida, pode haver danos ao imóvel


Antes de furar a parede do seu imóvel para prender objetos ou móveis, alguns cuidados devem ser tomados. Perfurar um local errado pode ocasionar danos elétricos, hidráulicos e estrutural na edificação, e ainda causar acidentes com risco de vida.   

O primeiro passo a ser tomado é analisar os projetos de instalação e a planta da unidade, que indicam por onde passam as tubulações, colunas e vigas. Caso o proprietário não os tenha, deve solicitar  ao síndico do prédio. É obrigação do condomínio ter um conjunto de projeções do edifício como parte integrante de sua documentação, disponível para todo os condôminos. Algumas empreendedoras fazem um manual do proprietário, no qual é fornecido quando feita a compra do imóvel. Se houver a perda desses registros, o morador deve pedir à construtora. O mais indicado é um profissional habilitado analisar esses documentos, podendo ser um engenheiro, encanador, eletricista ou pedreiro.

É comum pessoas inabilitadas furarem a parede para medidas que parecem simples, como pendurar um quadro ou instalar uma prateleira. Mas um prego, com aproximadamente 6,3 centímetros, já pode atingir um fio elétrico. Isso porque existe a possibilidade de uma mangueira que reveste estes fios estar exposta, ocasionando um curto circuito. Se o material utilizado para o procedimento for um martelo, o risco de choque é grande, visto que a cabeça de metal do equipamento é um condutor elétrico e não é munida de proteção com revestimento isolante. 

Logo, o professor de Edificações e Qualificações Profissionais do Senai, Manuel Alves, destaca que ao perfurar uma parede haja alguém por perto. “Porque se a pessoa vier a tomar um choque, terá alguém para desligar o quadro de distribuição elétrica cessando  a corrente”, diz.

De acordo com Designer de Interiores Sergio Farias, a profundidade mínima de um furo em uma divisória depende da grossura da mesma. “Geralmente, a espessura total média de uma parede é de 15 centímetros. Os tijolos têm, neste caso, 9 e os revestimentos 3 centímetros em cada face. Quase sempre, os dispositivos a instalar são da ordem de 5 a 6,3 centímetros. Assim, o mais comum é furar algo da ordem de metade da espessura da parede ”, explica. Se for uma parede divisória de um apartamento e o orifício for da ordem de uns 10 centímetros, ou mais, vai se correr o risco de atingir o ambiente do vizinho.

Um pedreiro amigo meu autônomo João Paulo Cruz, acostumado a fazer serviços gerais, diz sempre pedir para seus clientes as plantas dos imóveis antes de instalar algum objeto. “Mas quando o serviço é pequeno, na maioria das vezes o proprietário pensa que estamos enrolando. E muitos não dão. Por isso já sofri alguns acidentes, mas aí a responsabilidade de qualquer acidente  é de quem não me deu o documento”, conta. Ele lembra que uma vez teve problemas elétricos quando com uma furadeira atingiu um conduíte, e acabou levando um choque, pois o equipamento não era vedado. O profissional também teve problemas, ao montar uma prateleira de vidro no banheiro de um cliente, com um cano hidráulico estourado. 

É de responsabilidade do cliente ceder as plantas para que o profissional execute o serviço, por mais simples que seja. Havendo risco de morte do profissional, devido a falta ou caso o cliente negar a documentação para que o serviço seja feito, vale lembrar que nestes casos o proprietário ou o cliente respondem criminalmente.

Já o advogado Marc Valm disse que é comum os profissionais se acidentarem por falta de documentação do proprietário e análise minuciosa das plantas. No caso de imóveis na planta, é dever da construtora no final da entrega das chaves, entregar também ao proprietário ou o condomínio o Manual do Proprietário.

Furadeira

Cuidados necessários

Use óculos de proteção e luvas, para evitar qualquer acidente com a furadeira.
Identifique se há qualquer tubo ou fio passando no local. Se sim, fure longe deles, para que a broca da sua furadeira não os atinja e quebre o cano ou desligue a conexão do fio.
Use a furadeira para fazer um pequeno buraco na parede e analise a poeira que sai. Se vermelha, a parede é de tijolos, se cinza, de concentro e se branca, é de gesso. Cada tipo de parede pede brocas especiais e cuidados diferentes na hora de furar.
Para furar azulejo, dê uma margem de dois cm da borda dele, o que evita que a peça quebre, e cole um pedaço de fita adesiva no local, assim a broca não escorregará enquanto você estiver furando.
Furadeira:ferramenta para casa
Sempre meça exatamente o lugar que o parafuso ou gancho fica na peça e se for mais de um, meça a distância eles, ou então use uma fita adesiva com uma ponta em cada gancho. Retire da peça e cole a fita na parede e você tem a distância exata que os dois furos devem ficar.
Coloque a peça no local e segure-a lá antes de furar. Assim você consegue visualizar como o resultado final ficará e fazer alguns ajustes antes de furar a parede.
Use uma trena para medir o local do furo do teto ou do chão até a altura desejada. Faça isso para todos os furos que for fazer na casa, assim eles ficam na mesma altura.
Use a fita adesiva para colar uma sacola de plástico na parede embaixo do local do furo, assim toda a sujeira que sair, vai cair na sacola e não no chão.
Não se esqueça de usar uma bucha antes de inserir o parafuso, evitando assim que objetos muito pesados pendurados danifiquem a parede.

FURANDO AZULEJOS
tutorial-furando-azulejo-01-oficina-de-casa

Veja a dica para furar azulejos sem escorregar.

Quando você for furar azulejos, e o furo ficar no meio da peça, longe do rejunte, a dica para que a broca não fique escorregando e ‘fugindo’ da marcação é colocar um pedaço de fita crepe. Quando iniciar o furo, a fita não deixará a broca escorregar.
Como fazer tutorial furando azulejo 02 oficina de casa | dicas  | furadeira dicas Como fazer tutorial furando azulejo 03 oficina de casa | dicas  | furadeira dicas
Outra dica é fazer um furinho no esmalte do azulejo, usando um prego e um martelo, o que também não deixará a broca escorregar.
Outros cuidados necessários

Cuidados necessários

Se pretendemos furar uma parede para colocar um quadro, espelho, parafusos para a nova prateleira, precisamos então de:
- Saber usar uma furadeira elétrica, não esquecer luvas e óculos de proteção.
- Saber com certeza se ali onde pretendemos fazer o furo, não passam canos de eletricidade ou de água, gás etc…
- Descobrir o “tipo de parede”…
- Comprar “buchas” e parafusos adequados ao tipo de parede e ao peso que estes vão suportar…

Para descobrir o tipo de parede

Uma maneira simples e eficiente para determinar o tipo de material que foi usado na parede é, fazer um furo bem pequeno com uma furadeira, analisando a poeira que vem na broca :
Cinza …………………. parede de concreto
Vermelha ……………. parede de tijolo
Branca ……………….. parede de gesso
furo1
Agora depois destas dicas simples, sejam mais cautelosos antes de furar uma parede. Cuidado com o seu ego, o excesso do "eu posso sou bom!" já causaram prejuízos enormes e nestes casos "o bonzão" sempre leva a pior, principalmente financeiro. Além de arcar com as despezas dele, corre o risco de indenizar seu vizinho. 

2 comentários: