quinta-feira, 21 de março de 2013

O que realmente um Arquiteto, Decorador e Engenheiro faz?


Primeiramente, vamos diferenciar Arquitetos e Engenheiros:

Diante do órgão regulamentador, o CREA, as profissões têm atribuições muito parecidas. Na prática, o que as diferencia é o próprio mercado.

O ARQUITETO é o profissional que cria o espaço a ser construído ou remodela um espaço já existente. Ele estabelece, em conjunto com o cliente, todas as características e necessidades que deverão ser supridas pelo projeto, levando em consideração os seus desejos e as leis e normas estabelecidas pelos órgãos regulamentadores como a Prefeitura, Vigilância Sanitária e Bombeiros.

O ENGENHEIRO é o profissional que entra em ação após todos os espaços estarem definidos pelo Arquiteto no projeto arquitetônico. Ele se encarrega de viabilizar estruturalmente o projeto, calculando as partes da estrutura, como os pilares e vigas, além de dimensionar as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Para isso existem vários tipos de Engenheiros, como os eletricistas, civis, sanitaristas e muitos outros.


Agora, vamos diferenciar o Decorador do Design de Interiores:

O DECORADOR é uma pessoa que aprendeu na prática ou em cursos rápidos, e assim desenvolveu seu senso estético, mas não possui curso superior na área. 

O DESIGNER DE INTERIORES é o profissional que executa todo o projeto e instalações de interiores, o órgão é regulamentado pela ABD ou Associações de Classes, mas não se torna uma obrigatoriedade para o registro. No entanto, a classe mais próxima de uma regularização da profissão é a ABD - Associação Brasileira de Arquitetos de Interiores e Decoradores. Ao contrário dos Arquitetos e Engenheiros, o Decorador ou Designer de Interiores não devem alterar estruturas sem que haja um profissional como o engenheiro para orientá-lo e fiscalizar os projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário