sexta-feira, 19 de abril de 2013

Qual a diferença entre o MDP e MDF?

O MDP é especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas ogânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.
O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas. Por isso, o MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

CARACTERÍSTICAS 

. Alta densidade das camadas superficiais, assegurando um acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimentos 

. Produção com o conceito de 3 camadas: colchão de partículas no miolo e camadas finas nas superfícies 

. Homogeneidade e grande uniformidade das partículas das camadas externas e interna 

. Propriedades mecânicas superiores: melhor resistência ao arrancamento de parafuso, menor absorção de umidade e empenamento 

. Utilização de resinas especiais de última geração 

. Utilização de madeiras selecionadas provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis.


A Diferença entre o MDP e o MDF

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo, já no MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade.

Um produto excelente para o consumidor e para o meio ambiente. O MDP é um produto ecologicamente correto que não utiliza madeiras da Amazônia ou da Mata Atlântica em sua fabricação, mas sim, madeiras provenientes de florestas plantadas, econômica e ecologicamente sustentáveis. 

No Brasil, as espécies mais comuns utilizadas para produção do MDP são o 
p
inus
 e o eucalipto. 


A utilização de madeira oriunda de áreas de reflorestamentos manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável é reconhecida por Selos Verdes outorgados por certificados internacionais.

Mais Econômico e Competitivo. Para garantir competitividade ao produto final, um móvel deve sempre aliar o seu design às características técnicas dos painéis disponíveis para sua fabricação. 

É por isso que o MDP é o painel de madeira industrializada mais consumido no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela indústria moveleira de larga escala ou marceneiros em geral. 

Usado sozinho ou combinado com outros painéis mais caros, um móvel feito de MDP será sempre mais econômico e mais competitivo do que móveis feitos com outras matérias-primas similares, como Compensado ou MDF, com garantia de qualidade. 

O MDP apresenta a melhor relação relação custo-benefício e com qualidade garantida. Compare.

Quem produz MDP 

O MDP é um produto fabricado mundialmente e, no Brasil, é produzido por empresas de grande porte, geradoras de emprego e renda.
Nos últimos anos, essas empresas realizaram vultosos investimentos na modernização de seus processos produtivos, instalação de novas e modernas unidades industriais e também na ampliação de suas bases florestais, demonstrando o seu comprometimento com a indústria moveleira nacional, tornando-a ainda mais moderna e competitiva.


O MDP é encontrado com ou sem revestimento?

Com revestimento melamínico em Baixa Pressão (BP), Finish Foil (FF), ou sem revestimento para aplicação de Lâminas de Madeira, Laminados de Alta-Pressão ou Pintura e Impressão. 

Fonte: Eucatex


Saiba aqui algumas idéias equivocadas sobre chapas de MDF e aglomerado, que podem gerar problemas para fabricantes, revendedores, marceneiros e consumidores.

Mito - MDF é resistente à água

Este é um dos maiores mitos sobre o MDF.


O MDF possui certa resistência à água, mas ele não é imune à sua ação. É preciso saber que existe uma diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por um período longo, e outra que sofra molhamentos constantes ao longo do tempo. A explicação sobre a ação da água na chapa é que as fibras da madeira, ao absorver umidade, irão inchar. Isso acontece em qualquer tipo de chapa - seja MDF, aglomerado ou compensado. A umidade também favorece o aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário